A realidade de como se contrai a Toxoplasmose

0

Á Rede Globo.
Prezados senhores.

Nós do CBG – Clube Brasileiro do Gato, o maior clube de criadores de gatos de raça da América do Sul, gostaríamos de expressar nossa profunda tristeza em relação á cena apresentada na última segunda-feira na novela Insensato Coração, onde a personagem grávida Carol evita se aproximar de um gato e diz que poderia contrair toxoplasmose.

Infelizmente, todos os anos milhares de gatos são abandonados nas ruas por mulheres grávidas que são orientadas (na maioria das vezes por seus próprios médicos) á se desfazerem de seus gatos.
As novelas da Rede Globo influenciam, e muito, a vida das pessoas, e são grande fonte de formação de opiniões e de aprendizado. O CBG vê nesta situação uma grande oportunidade de esclarecer ás pessoas sobre a real maneira de se contrair a toxoplasmose e desvincular este mal aos gatos, fazendo assim um bem e evitando que outros milhares de animais sejam abandonados ou até mesmo, abatidos por donos desinformados.

A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água e alimentos contaminados (carnes cruas ou mal passadas, leite, vegetais…), através da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra. O gato é considerado um portador do parasita: ele não desenvolve a doença, mas a transmite através das fezes.

Segue abaixo a maneira pela qual uma pessoa pode adquirir esta doença através de um gato:

1) É necessário que o gato já esteja contaminado, ou seja, que ele já tenha ingerido os oocistos do protozoário através de alimento e/ou água contaminados.

2) É preciso que as fezes do gato já estejam expostas de 1 à 5 dias, pois é o tempo que os oócistos levam pra se tornarem infectantes.

3) É necessário que a pessoa tenha contato direto com as fezes contaminadas (mão direto no cocô), e à leve à sua boca. Ou seja, é necessário ingerir as fezes contaminadas do gato.

Portanto, diferentemente do que muita gente pensa, o gato não é o grande vilão desta história. A chance de se contrair toxoplasmose através do gato é muito pequena. Alimentos e água contaminados são as principais fontes de contaminação.

Gostaríamos muito de poder contar com a Rede Globo para realizar mais este serviço de informação e educação ás pessoas. Achamos que a cena que foi ao ar na terça-feira, em que André diz que toxoplasmose se pega através da ingestão de peixe cru não foi suficiente para apagar o mau causado pela cena da personagem grávida e nem forneceu informações relevantes sobre a doença e sua transmissão.
Seria ótimo e de grande bem que a/o personagem explicasse que para adquirir a toxoplasmose de um gato seria necessário que ela ingerisse as fezes do animal.

Ajudaria ainda mais se a novela tocasse no tema “Posse responsável”, que reza a castração precoce de pets e tem como ponto principal evitar o abandono de animais, sejam eles gatos ou cães.

Contamos com vossa colaboração e aguardamos vossos esclarecimentos.
Att.

Gerson Alves – CBG President

Deixe um comentário