Todos os problemas congênitos são hereditários?

0

Problema congênito significa “já possuir o problema no nascimento”. Mas já nascer com um problema não, necessariamente, significa que o mesmo seja hereditário.  A qualquer tempo que um filhote nasce com um sério problema médico ou uma falha estrutural, existe a tendência de pular para a conclusão de que o problema é hereditário.  Naturalmente, muitos problemas são hereditários da mesma maneira que as características são hereditárias.

Mas não é tudo hereditário… e algumas vezes não é fácil dizer o que é ou não é característica hereditária.
Todo criador quer eliminar falhas genéticas dos seus gatos de criação. Ao mesmo tempo, ninguém deseja remover sem sentido um valioso gato do seu programa de criação -  seria como jogar fora um BB com sua bacia d’agua. É importante tentar determinar se a falta é ou não devido a hereditariedade. Naturalmente, isso não é fácil de fazer como possa parecer ser.

O que causou o problema?

Antes de tomar a decisão sobre qualquer problema especifico num filhote e como isso afetara o programa de criação, a causa do problema deve necessita ser determinado.
A causa da maioria dos problemas que ocorrem em filhotes recai em cinco diferentes grupos:

  • Teratogênico: Causados por influencia externa
  • Hereditários: Causados por genes
  • Tendência em direção de problema que pode ser hereditário, mas requer contribuição de fatores externos para ser expressado.
  • Mutação Genética.
  • Ocorrência aleatória

Problema Teratogênico

Problema Teratogênico são causados por alguma coisa, freqüentemente por droga, que afeta o feto no útero. Tetracyclina é provavelmente o melhor exemplo, causando permanentemente mancha escura no dente enamel nos BBs nascidos de mães que foram submetidas a essa droga durante a prenhes. Se a fêmea prenha é exposta a certas drogas, líquidos de limpeza, spray etc. numa fase critica durante a prenhes, isso pode afetar os filhotes por nascer.

Características hereditárias

Problemas herdados são devidos puramente a gens da ninhada herdados dos seus pais. PKD, juvenis cataratas e mesmo polydactylism (digitais a mais que o normal) são bons exemplos de condições herdadas. Tamanho e cor dos olhos, orelhas, focinhos, etc -  são também governados pelos gens herdados dos pais.

Tendência de problema/problemas herdados numa raça.

A tendência em direção a condição é uma falta ou problema a qual possui causa “multi-fatores”. Gens representam uma importante papel, mas o ambiente influencia como os gens são expressos.
Exemplos desse tipo de característica inclui a taxa de crescimento, comprimento/quantidade da pelagem, e problemas como Displasia de Anca. Os gens representam o potencial máximo para o corpo, mas outros fatores influenciam como os gens são expressos.
Por exemplo, um gato pode ter gens para se transforma num grande gato. Se ele for alimentado por uma dieta pobre, ele nunca alcançara o seu tamanho potencial.
Criptorquidismo e Hérnias umbilicais são exemplos deste tipo de falha.

Mutação genética

Ocasionalmente, uma mutação espontânea ocorre num gen ou num grupo de gens. Na verdade, isso é como alguma mais característica distinta  numa criação ocorrida pela primeira vez. A orelha única em ambos Scottish Fold e American Curl  são resultados de mutação. Uma vez ocorrida a mutação, se ela produz é verdadeira, isso se transforma numa condição herdada. Se a mutação não produz verdadeira, ela recai na categoria de ocorrência aleatória.

Muitos veterinários e geneticistas consideram gatos uma das espécies com mais alto teor desse tipo de coisa, da mesma forma que são considerados os organismos mais complexos de muitas outras.

De vez em quando é fácil – De vez em quando não é
Obviamente as causas de algumas condições são fáceis de se assinalar, enquanto outras não são. Alguns problemas podem possuir causas múltiplas. Você nunca consegue saber ao certo se outras coisas acontecem.

A Fenda Palatina por exemplo, pode ser devido a uma ocorrência aleatória ou o resultado de uma mãe que foi exposta a uma droga teratogênica ou química. Algumas vezes isso parece que o problemas de fenda podem ocorrer em algumas família de linhagens de sangue.

O que você pensa?

Teratogenico, Hereditariedade, Tendência, Mutação Genética ou Ocorrência Aleatória – Qual o tipo de causa você pensa que é responsável pelas seguintes condições: Gengivites

  • Câncer
  • Monorquidismo
  • PKD
  • Fenda Palatina
  • Aborto ou filhotes Prematuros
  • Displasia da Anca
  • Cataratas
  • Astenia Cutânea

Basta refletirmos sobre o que será cada uma e chegar a alguma conclusão, ou seja, nem tudo que seja doença congênita será o mesmo que uma doença genética.

Fernanda Diniz

Deixe um comentário