Viver livremente, mas com segurança!!!

0

O que é viver livre para o gato? É viver dentro ou fora de casa…

Quando decidimos manter nossos gatos dentro de casa assumimos a responsabilidade de manter a vida deles segura, higienizada, divertida, saudável e sem solidão propiciando um lar para viverem com amor e afeição.

Isto significa protegê-los de plantas venenosas, de exposição a fios ou tomadas elétricas, de objetos quebráveis cortantes, do perigo de lugares altos de onde eles podem cair, de telas nas janelas seguras, de equipamentos e utensílios como máquina de lavar, fogões, etc, e da ingestão de alimentos ou medicamentos prejudiciais.

Devemos ter a mesma preocupação preventiva que temos para com as crianças.

Isto também significa prover-lhes brinquedos como árvores para subirem e brincarem e dispôrmos a dar-lhes muito de nossa atenção e carinho. Isto também significa aceitarmos a responsabilidade por garantir-lhes uma boa saúde, provendo-lhes uma alimentação rica e balanceada de um genuíno carnívoro e visitas regulares a um bom veterinário.

A razão para permitir que nossos gatos possam passear fora de casa não deverá ser porque dentro de casa exista perigo ou insalubridade.

Os gatos acostumam a querer viver fora de casa se experimentarem isso um dia. Isto é porque eles não conhecem os perigos dos automóveis. Veículos não são seus  inimigos naturais.

Eles não conhecem o perigo dos vizinhos vaporizarem venenosos inceticidas em seus jardins e quintais.

Eles desconhecem que uma pequena porção de um líquido dôce dos veículos escorrido no asfalto é altamente tóxico e venenoso.

Eles não sabem que estarão expostos ao contato com parasitas que espalham doenças.

Eles não sabem que um outro gato pode atacá-los, ferí-los e transmití-los graves doenças.

Eles não sabem que um cão pode atacá-los, correr atrás deles, mordê-los e sacudí-los até a morte. E como caçadores naturais que são, eles não sabem do perigo de contrairem doenças de suas presas, como aves e roedores.

Eles não sabem que uma criança do vizinho pode atirar-lhes pedras e o vizinho pode prendê-los ou envenená-los porque não quer que ele cave em seu jardim.

Eles não sabem que podem se afogar em uma linda piscina.

Esta é a razão pela qual os gatos que vivem soltos dentro de casa vivem mais tempo do que os gatos que são permitidos sairem de casa.

Se você perguntasse ao seu gato se ele preferiria viver uma longa, saudável e amorosa vida dentro de casa ou se preferiria viver saindo de casa, mas enfrentar todos esses perigos, e, por isso, viver pouco tempo, o que você acha que ele responderia?

E qual seria a sua resposta?

Você tem o direito de permitir que o seu gato incomode o seu vizinho? Você tem responsabilidades de preservar o seu gato saudável seguro e feliz?

Por que gatos são tão apropriados para viverem em apartamentos?

Porque eles podem viver muito felizes e por muito anos dentro de casa!

Mas, se você realmente deseja que o seu gato tenha algum acesso ao ar fresco e a luz do sol, então construa uma rede de segurança no seu Solar, e continue a mantê-los seguros, saudáveis e felizes.

Deixe um comentário